sábado, 15 de outubro de 2011

15 de Outubro: Aniversário de Parintins, terra da Miss Amazonas Latina


Da pequena ilha, no meio do nada, saem os artistas que realçam o brilho das grandes festas populares do Brasil inteiro, do Carnaval Carioca à gaúcha Festa da Uva. Relato, para quem pensa que a Ilha Tupinambarana se resume às exibições de Garantido e Caprichoso, parte do calendário de eventos da cidade. Em janeiro, as pastorinhas; em fevereiro/ março, o CarnaIlha; de maio a junho, os ensaios dos bumbás e o Festival Folclórico; em julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo; de agosto a setembro, o Festival de Verão, nas paradisíacas praias do rio Uaicurapá; em dezembro, Natal e Ano Novo como reencontro de quem estuda ou trabalha fora da cidade. Tudo isso permeado por pescarias que vão além dos conhecidos tambaqui, matrinchã e pirarucu, passando pelos quase desconhecidos, embora igualmente saborosos, mapará, bodó, tamuatá, aracu, curimatã e aruanã.

Esse povo bravo e criativo constrói uma cidade admirável, cheia do mais legítimo sentimento nativista e pronta para futuro cada vez mais altivo.

Parabéns, jovem Ilha Tupinambarana. Que os próximos 159 anos sejam tão bem aproveitados quanto os 159 comemorados dia 15 de outubro.

Texto de Arthur Virgílio Neto por D24am
Foto: Fotorena.com


Na foto: Karyne Medeiros, Miss Amazonas Latina 2012 e Porta Estandarte do Boi Caprichoso, natural de Parintins (AM).


Conheça o Município de Paritins

Nenhum comentário:

Postar um comentário